PORTAL DESBRAVA - O portal dos municípios da região de Chapecó - SC
Início do Verão

O que você deseja encontrar?

Aqui tem tudo o que você procura em um só lugar!

PORTAL DESBRAVA - O portal dos municípios da região de Chapecó - SC
:( ops! não encontramos o que você buscou.

CAXAMBU DO SUL / SC

O Município de Caxambu do Sul, localiza-se na região oeste do Estado de Santa Catarina, fazendo divisa ao norte com o município de Planalto Alegre, ao Oeste com o Município de Águas de Chapecó, ao Leste com o Município de Guatambu e ao Sul com o Estado do Rio Grande do Sul, com o Município de Rio dos Índios.

Caxambú assim como era chamado no início, antes de se tornar município, vem de duas origens: do vernáculo africano: Cacha (tambor) e umbu (música). Então, Caxambu é tambor que executa música.E do vernáculo indígena: Caa (mato) xá (ver)e umbu (riacho) então, Caxambu é igual a Mato que vê riacho. Foi em 14 de dezembro de 1962, que se tornou município e passou a se chamar “Caxambu do Sul“.

Os primeiros habitantes vieram do Rio Grande do Sul em 1893, procurando as margens dos rios instalações para suas novas moradas. Caxambu, primitivamente pertencia ao município e comarca de Chapecó, Estado do Paraná. Pela Lei Municipal nº 21 de 25 de abril 1919, Caxambu foi criado distrito e solenemente instalado em 21 de julho de 1921, integrado ao Município de Chapecó, como sexto distrito.Pela Lei Estadual nº 866 de 14 de dezembro de 1962, foi criado o município de Caxambu, com denominação de Caxambu do Sul, e solenemente instalado em 16 de janeiro de 1963.Atualmente há dois motivos para que Caxambu do Sul se desenvolva como pólo turístico na região: seus rios e riachos preservados e a Festa da Melancia, de caráter estadual. A melancia produzida no município tem qualidade reconhecida e é exportada para outros Estados.

Caxambu do Sul é a pioneira na instalação do Projeto de Micro bacias da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento de Santa Catarina. O sistema auxilia os agricultores, que também criam aves e suínos. A economia do Município baseia-se fundamentalmente na agricultura, caracterizada por pequenas propriedades. Isto faz com que a mão de obra familiar seja predominante. A diversificação da propriedade proporciona maior rentabilidade aos agricultores.

A bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, a piscicultura e plantação de eucaliptos em áreas mais íngremes, bem como a produção de grãos (soja, milho e trigo), também tem aumentado.

Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde! Sem dados para exibir no momento, tente novamente mais tarde!