Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.guia : ar.dados.numero_anuncios.guia ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.guia > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.cla : ar.dados.numero_anuncios.cla ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.cla > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.emp : ar.dados.numero_anuncios.emp ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.emp > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
Nenhum {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner<10)?'0'+ar.dados.numero_anuncios.banner : ar.dados.numero_anuncios.banner ) }} {{ ((ar.dados.numero_anuncios.banner > 1)?'anúncios cadastrados':'anúncio cadastrado') }}
SANTIAGO DO SUL / SC
A partir de 1953, o fluxo de emigrantes cresceu. Como todos eram descendentes de italianos e muito ligados ao Cristianismo, trataram de construir uma capela. Foi então que o Sr. Augusto Picolli, procurador da Fazenda Saudades, propôs aos moradores a troca do nome do lugar. Barra Grande passaria a ser São Tiago, onde ele doaria a imagem de São Tiago para ser colocada na capela. A idéia foi aceita e o lugar passou a ser chamado de São Tiago.
Em 1957 conseguiram junto ao prefeito de Chapecó, sede do município a que pertencia, autorização para procurar alguém que pudesse atender as necessidades educacionais de seus filhos, ensinando-os a ler e escrever. Coube esta tarefa a senhorita Denir Leite, a primeira professora que começou a lecionar na Escola Isolada Municipal São Tiago, recém-criada. Em 15 de março de 1962 a mesma passou a pertencer a Rede Estadual de Ensino, com o nome de Escola Isolada Estadual São Tiago. Nela trabalhavam as professoras: Clarice Isabel Mazzutti Gluzezak e Pierina Bernardi.
Com o crescimento da população foi necessário que se criasse uma escola maior, para atender o número de alunos que ao terminar o curso primário eram obrigados a estudar em outras cidades a fim de continuar os estudos.
A equipe de professores que atuavam na época, muito contribuiu para que isso se realizasse, bem como a diretoria e o Coordenador da Educação da Regional de Coronel Freitas: Sr. João Tibourski e os Deputados Gentil Belani e Saturnino Dadan.
No dia 18 de março de 1975, foi aprovada a Escola Básica São Tiago pelo Parecer Nº 071/75 do Conselho Estadual de Educação. Passou a atender também as comunidades da redondeza, perfazendo um total de 215 alunos.
Pela Lei Municipal 707/88 de 10/03/88, São Tiago passa a ser Distrito do Município de Quilombo, com nome de Santiago do Sul. Em 16 de abril de 1994, pela Lei Nº 9.535, Santiago do Sul passa a ser emancipado política e administrativamente. Sendo que no dia 1º de Janeiro de 1997, tem início a 1ª Administração Pública Municipal.
Em abril de 2010 promoveu pela primeira vez uma amostra de todo seu potencial realizando a I EXPOSUL 2010. A Feira Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal atraiu aproximadamente 15 mil visitantes que prestigiaram 100 expositores dos mais variados seguimentos. Alem de shows e estrutura marcante.
Em abril de 2012 o município promoveu á II EXPOSUL 2012. A Feira Agropecuária, Comercial, Industrial e Artesanal recebeu mais de 20 mil visitantes que prestigiaram mais de 120 expositores além de shows e inovação.
O município honrosamente é conhecido nacionalmente como "Terra do Rodeio" e neste ano de 2012 organiza o 24º Rodeio Crioulo Nacional, com a participação de 150 CTG´s de pelo menos cinco estados brasileiros.
Outro grande evento realizado é a Festa do Peixe, que já esta em sua 11ª edição. Uma iniciativa tomada para valorizar a produção de peixes que é expressiva no município. Em 2011 a festa serviu 850 jantas.
No esporte ousadas iniciativas renderam a presença da região, é o caso do Grenal que oportunizou o clássico com a presença dos ídolos gremistas Carlos Miguel e Dinho e dos ex-craques do Internacional Miltinho e Régis. Em 2011 aconteceu a segunda edição do Grenal Santiaguense.
Falando de esporte, a comunidade santiaguense conquistou o Centro Integrado de Lazer e Saúde, onde o espaço dispõe de piscinas, quadra de areia, academia ao ar livre e acadêmica para desempenhar musculação, além de um espaço aconchegante para passar bons momentos.
Na cultura Santiago do Sul também possui seus diferencias, sendo pioneira no projeto "Escolinha do Gaúcho". Também promove a Mostra Cultural Regional, onde em 2011 reuniu mais de 25 apresentações de grupos de toda região. O setor cultural está presente em inúmeras atividades.
A qualidade da educação municipal é elogiável. Com o propósito de educar sem medidas o trabalho rende bons frutos preparando da melhor maneira as crianças para o mundo. E em breve o município contará com a creche que terá capacidade para atender 120 crianças a partir de zero ano.
A assistência social conta com inúmeras atividades que vão ao encontro da socialização de crianças, jovens, adultos e idosos. Uma luta diária faz com que o setor atenda com competência os programas sociais e dia após dia indique o melhor caminho para uma sociedade digna.
A equipe da saúde trabalha com bastante adequação as necessidades do dia-a-dia, pois conta com modernas instalações, e aliado ao bom atendimento e resultado na promoção da saúde ficou posicionada entre as 100 melhores unidades de saúde do Brasil se referindo a Saúde Pública.
A força das famílias do campo faz a agricultura ser destaque no município. Focada na produção de cereais e na bovinocultura leiteira e de corte se mantém cada vez mais forte com o apoio da administração municipal. Existem outras atividades que também somam na cadeia agrícola.
Para fortalecer ainda mais o interior do município foi lançado o desafio de contemplar 100% das comunidades com um pavilhão comunitário, uma ação inédita na região que já entregou três pavilhões, mais dois serão concluídos em um espaço curto de tempo e os demais até o final desse ano.
As obras acontecem em ritmo acelerado, está sendo implantados nove loteamentos na cidade, e neste sentido, o Programa Novo Bairro nas próximas semanas entregará dez unidades habitacionais além de outro loteamento. Existem pelo menos vinte casas em construção, além de estruturas agrícolas. .
O comércio está cada vez mais preparado para melhor atender o consumidor, com um atendimento hospitaleiro se mantém cada vez mais forte, oferecendo sempre mais novidades.
A indústria santiaguense já conquistou muito espaço nos últimos anos, gerando muitos empregos, e assim viabilizando a permanência no município de um número grande de famílias. E existe a expectativa de novas indústrias se instalarem no município promovendo ainda mais o progresso.
Santiago do Sul - Aqui é bom viver!